Illvminati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Muito estranho

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Tüor
Clan Illvminati
Clan Illvminati
Tüor


Masculino Mensagens : 247
Idade : 34
Data de inscrição : 16/11/2008

Ficha do Char
Nome:
Classe:
Nivel:

Muito estranho Empty
MensagemAssunto: Muito estranho   Muito estranho I_icon_minitimeTer Fev 10, 2009 11:34 pm

Bom pessoal, há algum tempo me preocupava a temperatura do meu pc. Sempre achei normal o processador na casa dos 50ºC e a mobo por volta de 40ºC. Depois fiquei sabendo através de um técnico que havia consertado a máquina que ela estava em overclock, ele provavelmente arrumou porque o processador passou a funcionar a 42ºC e a mobo a 30ºC. Então comecei a pesquisar e descobri que esses programas estilo Everest na verdade mostravam a frequencia em que o processador estava trabalhando naquele momento e não a real, enfim, o Everest me dizia que eu tinha um Athlon XP 2400+.
Abri o pc para pegar a frequencia verdadeira que fica impressa no próprio processador, anotei tudo, fechei e quando liguei ele deu um sinal de vida e morreu.
O processador na verdade era um Athlon XP 1800+, oq siginifica que a vida toda (uns 5 anos) o coitado trabalhou 500 Mhz em overclock. O estranho é que ele liga por cerca de 30 seg e depois morre, todas a ventoinhas giram normalmente durante esse período e depois é como se eu tivesse tirado ele da tomada, o computador desliga mas o led verde continua acesso até eu desligar o estabilizador.
Enquanto ele está funcionando consigo entrar no Setup e o Windows carrega até certo ponto, depois trava. Isso me leva a crer que o processador não pifou. Já testei a fonte e o HD em outro pc e ambos estão funcionando normalmente. Seriam as memórias? Foi a única coisa que não consegui testar. Quando ligo o pc sem o processador a ventoinha da mobo gira normalmente pelo tempo que eu deixar ligado, já quando ligo com ele o pc desliga em poucos segundos.
Ir para o topo Ir para baixo
Desnickadu
Player 4x
Player 4x
Desnickadu


Masculino Mensagens : 938
Idade : 37
Localização : São Paulo
Humor : mau
Data de inscrição : 24/10/2008

Ficha do Char
Nome: Desni
Classe: Cavaleiro
Nivel: 91

Muito estranho Empty
MensagemAssunto: Re: Muito estranho   Muito estranho I_icon_minitimeQua Fev 11, 2009 7:41 am

desmonta ele e limpa
semana passada o meu tava travando desligando sozinho, só precisei limpar o cooler e o dissipador e ele voltou a vida Smile

seu processador NÃO ESTA com overclock, e mesmo se estivesse, se esse fosse o problema era só mudar na bios o FSB e/ou multiplicador da placa mãe, e tava tudo certo.

acontece na linha athlon XP a AMD nomeou com uma frequencia maior que a de trabalho, porque os intel da epoca era ruins [pentium 4], então, por exemplo, o seu athlon de que TRABALHA a 1,8Ghz equivale a um pentium4 de 2,4Ghz.
o meu athlon XP de 1,4Ghz é do modelo 1,8Ghz Smile


Não tem nada de errado com as suas temperaturas anteriores
as atuais que estão baixas demais PRA UM ATHLON XP
essa série é realmente esquentadinha xD
os processadores mais modernos ficam mais frios, mas esses antigos são mais quentes mesmo !


pra testar as memos vc pode por um pente de cada vez, e ve se ele funciona de boa
também pode tirar todos os pentes e ver se a mobo apita

isso ai ta com cara de fonte ô.o
tira ela, abre, limpa põe no lugar de novo.
se possivel leva em alguma loja qualquer de informatica que não seja a do seu tecnico pra testarem.

esse cara ai ta me xeirando a trocador de peças e não tecnico

EDIT
esqueci de falar
o Everest e qualquer outro programa que vc use pra ver qual hard tem no seu pc
vai mostrar o MODELO [2400+] e nas propriedades vai mostrar a frequencia dele [1800Mhz ou 1.8Ghz]
se tiver algo diferente disso sujiro que fuja desse trocador de peças '-'
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.desnickadu.com.br
Tüor
Clan Illvminati
Clan Illvminati
Tüor


Masculino Mensagens : 247
Idade : 34
Data de inscrição : 16/11/2008

Ficha do Char
Nome:
Classe:
Nivel:

Muito estranho Empty
MensagemAssunto: Re: Muito estranho   Muito estranho I_icon_minitimeQua Fev 11, 2009 12:25 pm

Então Desni, o processador trabalhava como um 2400+, ou seja a 2000 Mhz, o FSB estava em 100 Mhz e o multiplicador em 21 se não me engano. Então o Everst mostrava 2000 e Athlon XP 2400+ mas na verdade ele era um 1800+ e deveria trabalhar a 1500 Mhz (266x11.5). Essa foi a informação que eu peguei impressa nele, "AXDA1800DLT3C".

Já limpei o cooler do processador, a fonte testei em um outro pc aqui e funcionou, coloquei a dele no meu e deu o mesmo problema, acho que não é fonte. Estou achando que é a placa de vídeo, o pc é totalmente off-board e a minha FX5200 já estava pra se aposentar. A ventoinha dela não girava direito, vibrava muito, e de tando eu mexer acabou quebrando, então estava funcionando sem mesmo. Ontem coloquei tudo no lugar e tentei ligar denovo, dessa vez não desligou mas não veio imagem nenhuma para o monitor, oq me levou a crer que a placa já era, só não sabia que uma placa de video com problemas causaria esses sintomas no pc. Agora estou caçando um pc com slot agp pra testa-la e tb uma outra placa pra testar no meu, mas ta dificil (ngm mais usa placas agp Mad ), assim que conseguir fazer o teste posto aqui.

Sobre o tecnico, o cara é muito bom. Trocou alguns capacitores da minha mobo, se fosse um outro qualquer tinha condenado a coitada. E eu sei muito bem quais são as peças do meu pc, não teria como ele trocar nada sem que eu percebesse. Vou fazer oq vc disse com as memórias e tb limpar a fonte, vlw pelas dicas.
Ir para o topo Ir para baixo
Desnickadu
Player 4x
Player 4x
Desnickadu


Masculino Mensagens : 938
Idade : 37
Localização : São Paulo
Humor : mau
Data de inscrição : 24/10/2008

Ficha do Char
Nome: Desni
Classe: Cavaleiro
Nivel: 91

Muito estranho Empty
MensagemAssunto: Re: Muito estranho   Muito estranho I_icon_minitimeQui Fev 12, 2009 5:43 pm

Tüor escreveu:
Então Desni, o processador trabalhava como um 2400+, ou seja a 2000 Mhz, o FSB estava em 100 Mhz e o multiplicador em 21 se não me engano. Então o Everst mostrava 2000 e Athlon XP 2400+ mas na verdade ele era um 1800+ e deveria trabalhar a 1500 Mhz (266x11.5). Essa foi a informação que eu peguei impressa nele, "AXDA1800DLT3C".

Já limpei o cooler do processador, a fonte testei em um outro pc aqui e funcionou, coloquei a dele no meu e deu o mesmo problema, acho que não é fonte. Estou achando que é a placa de vídeo, o pc é totalmente off-board e a minha FX5200 já estava pra se aposentar. A ventoinha dela não girava direito, vibrava muito, e de tando eu mexer acabou quebrando, então estava funcionando sem mesmo. Ontem coloquei tudo no lugar e tentei ligar denovo, dessa vez não desligou mas não veio imagem nenhuma para o monitor, oq me levou a crer que a placa já era, só não sabia que uma placa de video com problemas causaria esses sintomas no pc. Agora estou caçando um pc com slot agp pra testa-la e tb uma outra placa pra testar no meu, mas ta dificil (ngm mais usa placas agp Mad ), assim que conseguir fazer o teste posto aqui.

Sobre o tecnico, o cara é muito bom. Trocou alguns capacitores da minha mobo, se fosse um outro qualquer tinha condenado a coitada. E eu sei muito bem quais são as peças do meu pc, não teria como ele trocar nada sem que eu percebesse. Vou fazer oq vc disse com as memórias e tb limpar a fonte, vlw pelas dicas.
em qual mobo vc conseguia esse multiplicador ? Shocked Shocked Shocked Shocked Shocked

tenta ligar ele sem a placa de video
se ligar normal então deve ser ela, se apitar deve ser ela, se continuar da mesma ofrma não é ela xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.desnickadu.com.br
Tüor
Clan Illvminati
Clan Illvminati
Tüor


Masculino Mensagens : 247
Idade : 34
Data de inscrição : 16/11/2008

Ficha do Char
Nome:
Classe:
Nivel:

Muito estranho Empty
MensagemAssunto: Re: Muito estranho   Muito estranho I_icon_minitimeQui Fev 19, 2009 1:01 am

Finalmente, problema resolvido. Após 4 dias no conserto estou com o pc em casa funcionando perfeitamente. O problema realmente era com a fonte, como disse antes meu micro é totalmente off-board e a fonte que estava nele era uma nominal bem fuleira. Colocamos no lugar uma Maxxtro de 300 W reais, além disso meu processador quase bateu as botas. Depois de tanto tempo trabalhando em overclock (700 Mhz acima da frequencia de frabrica) ele deu os primeiros sinais de desgaste. Simplesmente não funciona com o multiplicador e o fsb de antes (2100 Mhz), se tento ligar com essa frequencia ele não responde. Agora está trabalhando a 1800 Mhz, 300 Mhz acima do ideal, mas ainda vou diminuir um pouco mais, temperatura girado em torno dos 42 ºC. Acho que os Athlon levam essa fama de esquentadinhos porque todos devem funcionar em overclock xD

Desnickadu escreveu:
em qual mobo vc conseguia esse multiplicador ?
Não postei antes porque não lembrava de cabeça o modelo.
Epox EP-8RDA (também nunca ouvi falar...).

Vlw pela ajuda Desni. Adoro fuçar nessas coisas e fiquei sem a menor idéia do que estava acontecendo quando ele parou de funcionar.

Edit: Emoticons fail. Só comigo?
Ir para o topo Ir para baixo
Desnickadu
Player 4x
Player 4x
Desnickadu


Masculino Mensagens : 938
Idade : 37
Localização : São Paulo
Humor : mau
Data de inscrição : 24/10/2008

Ficha do Char
Nome: Desni
Classe: Cavaleiro
Nivel: 91

Muito estranho Empty
MensagemAssunto: Re: Muito estranho   Muito estranho I_icon_minitimeDom Fev 22, 2009 10:36 am

sinceramente

tem algo errado ai
eu nunca vi um AXP guentar tanto over assim, isso é quase 40% de overclock...
os antigos Core2Duo que tinham multiplicador destravado ja fritavam e precisavam de uma mobo boa pra overclockar esse tanto, isso sendo contruidos em 42nm, imagina nosso XP que é 90nm Mad

fonte maxxtro é generica, eu queimei uma aqui quando liguei 1CD, 2DVD e 2 HD nela xD
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.desnickadu.com.br
Conteúdo patrocinado





Muito estranho Empty
MensagemAssunto: Re: Muito estranho   Muito estranho I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Muito estranho
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Illvminati :: Geral :: Tecnologia & Informática-
Ir para: