Illvminati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 CPU Fan com rotação elevada

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Reboco
Liderança Illvminati
Liderança Illvminati
Reboco


Masculino Mensagens : 416
Idade : 40
Data de inscrição : 27/10/2008

Ficha do Char
Nome: Reboco
Classe: Mago
Nivel: 100

CPU Fan com rotação elevada Empty
MensagemAssunto: CPU Fan com rotação elevada   CPU Fan com rotação elevada I_icon_minitimeDom Mar 29, 2009 12:25 am

O computador da minha irmã estava apresentando um barulho bem esquisito. Não foi difícil identificar que o problema era o cooler do processador.

Ela comprou um cooler novo, da marca EverCool (genérico, eu sei). Ele tem um chassi bem feito e um sistema de encaixe bem simples, o que me fez ir com a "cara" do bichinho.

Entretanto, ao ligar a máquina com esse novo cooler reparei no ruído excessivo que ele apresentava. Não um ruído indicador de problema, de mal rolamento ou de desgaste mecânico, mas sim um ruído de giro elevado.

Entrei na BIOS e verifiquei que o giro estava em torno de 4200 RPM, confirmando a hipótese de ruído decorrente da velocidade de rotação.

Sabendo disso, pergunto: há alguma forma de ajustar essa situação? Há alguma forma de reduzir a velocidade do cooler e, consequentemente, seu ruído?

Tentei usar um tal de SpeedFan (http://www.almico.com/speedfan.php), mas não surtiu efeito.

Detalhes relevantes:

- Placa-mãe: Asus P4V800-X
- Processador: P4 2.8 GHz rodando sem overclock
- Cooler: EverCool NW6F-715EA

Salvem-me! Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Desnickadu
Player 4x
Player 4x
Desnickadu


Masculino Mensagens : 938
Idade : 37
Localização : São Paulo
Humor : mau
Data de inscrição : 24/10/2008

Ficha do Char
Nome: Desni
Classe: Cavaleiro
Nivel: 91

CPU Fan com rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: CPU Fan com rotação elevada   CPU Fan com rotação elevada I_icon_minitimeDom Mar 29, 2009 9:02 am

o controle de rotação é feito pela mobo

o cooler original deve ter um conector de 3 ou 4 pinos pinos que ia até a mobo,
CPU Fan com rotação elevada 02-fan_header_install
esse que vc comprou, não sei, mas deve ser só um molex comum. [4 pinos e bem grandinho se comparado ao outro]
CPU Fan com rotação elevada 2x525Molex

se for um conectorzim de 3 pinos que vai na mobo, então o problema pode não ser o cooler, pode ser o dissipador sujo fazendo a temperatura do processador subir, ou até mesmo os 'termometros' do processador estragados, enviando uma informação que não existe [temperatura alta quando ela esta normal].


btw, EverCool é uma boa marca e não vi ninguem reclamar do barulho dela ainda ^^
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.desnickadu.com.br
Reboco
Liderança Illvminati
Liderança Illvminati
Reboco


Masculino Mensagens : 416
Idade : 40
Data de inscrição : 27/10/2008

Ficha do Char
Nome: Reboco
Classe: Mago
Nivel: 100

CPU Fan com rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: CPU Fan com rotação elevada   CPU Fan com rotação elevada I_icon_minitimeDom Mar 29, 2009 1:10 pm

Denis,

Obrigado pelas informações.

O novo cooler possui 3 fios e o encaixe na MoBo é bem intuitivo, sem maiores problemas.

O cooler antigo fazia ruído de rolamento estragado apenas nos picos de rotação (quando ligava o computador, por exemplo).

O ruído do antigo era mais assustador, porém não era constante. Era apenas em alguns momentos do dia. O ruído do cooler atual é, como já disse, constante, tipo um "ruído de fundo".

Eu gostaria de saber que possibilidades de solução você sugere para esse problema.

Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
Reboco
Liderança Illvminati
Liderança Illvminati
Reboco


Masculino Mensagens : 416
Idade : 40
Data de inscrição : 27/10/2008

Ficha do Char
Nome: Reboco
Classe: Mago
Nivel: 100

CPU Fan com rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: CPU Fan com rotação elevada   CPU Fan com rotação elevada I_icon_minitimeDom Mar 29, 2009 11:53 pm

Problema resolvido!

Reduzi a alimentação do cooler de 12V para 7V, ligando-o a um conector da fonte ao invés de ligá-lo à placa-mãe.

Já avaliei a temperatura do processador nessas condições e ficou dentro dos limites!

O que fiz está explicado em detalhes aqui: http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1426

Obrigado Denis e Royal pelas dicas e sugestões.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





CPU Fan com rotação elevada Empty
MensagemAssunto: Re: CPU Fan com rotação elevada   CPU Fan com rotação elevada I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
CPU Fan com rotação elevada
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Illvminati :: Geral :: Tecnologia & Informática-
Ir para: