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 305 CVs num Hatch Médio

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Desnickadu
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Desnickadu


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MensagemAssunto: 305 CVs num Hatch Médio   305 CVs num Hatch Médio I_icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 9:49 am

Focus RS e seus 305 cv mostram como um hatch médio pode ser 'encapetado'
Da Auto Press

A sigla RS está de volta à Ford. Dessa vez para servir à segunda geração do Focus, lançada em 2004 e que passou por re-estilização no ano passado. A marca norte-americana dá, assim, continuidade a um conceito iniciado em 1970, na Alemanha, com o Escort RS 1600, e que prosseguiu com os Sierra e Fiesta. Na verdade, a sigla RS é utilizada pela segunda vez no Focus, pois já foi aplicada na primeira geração do hatch médio. E o novo RS é não só o melhor Focus de sempre, como é, também, um dos mais eficazes e inebriantes esportivos do momento na Europa.

O modelo está equipado com um motor de 2,5 litros, 20V e cinco cilindros de origem Volvo, com turbocompressor, capaz de gerar 305 cv de potência a 6.500 rpm e 44,9 kgfm de torque entre 2.250 rpm e 4.500 rpm. A força é despejada sobre as rodas dianteiras, com o auxílio de um diferencial de deslizamento limitado e de controles eletrônicos de tração e de estabilidade. Segundo a Ford, os números são suficientes para levar o Focus RS de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 263 km/h.

O modelo é impossível de ser confundido com outro esportivo. Agressivo e exuberante como poucos carros, o Focus RS começa a sedução pela carroceria, dotada de formas esculturais. A proximidade com os bólidos de competição do World Rally Championship (Campeonato Mundial de Rali) é tamanha que o seu estilo destoa no meio do trânsito. A "culpa" é dos para-choques proeminentes, da volumosa entrada de ar escura, das "guelras" nos para-lamas dianteiros, das rodas aro 19 com 15 raios, dos vidros escurecidos, das siglas RS, dos arcos das rodas colocadas nas extremidades da carroceria, do difusor traseiro de ar Venturi, do vistoso defletor no topo da janela traseira e das duas saídas de escapamento. E também das cores.


ESPÍRITO REBELDE

O RS está disponível em três cores: Branco Frozen, Azul Performance e Verde Ultimate, que é uma reinterpretação da cor aplicada no início da década de 70 nos Escort RS 1600, denominada Verde Le Mans. Com ela na carroceria, o Focus RS é um dos mais espalhafatosos esportivos já vistos.

Por dentro impera, como não podia deixar de ser, o espírito dinâmico e o ambiente de competição, embora a exuberância do exterior não se repita da mesma forma no habitáculo. As provas de que o tom esportivo abunda no interior começam nos bancos Recaro revestidos de couro nas extremidades e de tecido Alcantara no centro. O volante de três raios também é forrado em couro, o console central é no estilo fibra de carbono e os instrumentos têm iluminação azul. As costuras -- também azuis -- nos bancos, na coifa da alavanca do câmbio e nos painéis das portas; as soleiras das portas gravadas com a sigla RS; a grelha azul no pomo da alavanca de marchas e os três mostradores adicionais que se erguem no topo do console central, cujo instrumento central indica a pressão do turbo, complementam o aspecto elegantemente "nervoso" do interior.

O ambiente esportivo, o posto de condução correto, a qualidade acima da média e o bom nível de equipamentos são outros trunfos do Focus RS. Mas, sem dúvida, o grande destaque do modelo é guardado para o momento em que se aperta o botão "Power" localizado perto do freio de mão.


PRIMEIRAS IMPRESSÕES
As especificações técnicas do Focus RS são tão notáveis que parece não existir nada mais convincente nas badaladas ruas de Monte Carlo, no principado de Mônaco, onde o modelo foi apresentado à imprensa especializada europeia. Não que a eficácia desse esportivo tivesse sido colocada em dúvida. Pelo desempenho do modelo anterior, isso não seria cabível. Só não se sabia o quanto ele exigiria do condutor. Nem o limite "absurdo" que ele oferece sem colocar em risco a integridade dos ocupantes.

Em relação aos limites, é interessante a contribuição do programa eletrônico de estabilidade (ESP) desligável, o que torna o modelo mais permissivo. E não foram necessários muitos quilômetros para se ter certezas. A primeira: andar devagar é, de fato, muito difícil. E nada prazeroso, diga-se de passagem. Segundo: às vezes, não é fácil saber se é o motorista que tem o espírito mais rebelde ou o Focus RS. Ao se partir do princípio de que um não faz nada sem o outro, é possível encontrar essa resposta.

A medida que os quilômetros são devorados a um ritmo frenético, a eficácia e a confiança aumentam. O caso não é para menos: o mais potente Focus concebido para circular em vias públicas é, praticamente, um carro de rali. Já seria de esperar esse ritmo mais "violento".

Principalmente quando se leva em consideração o motor do esportivo. O propulsor 2,5 l turbo de 305 cv de potência e 44,9 kgfm de torque foi modificado com uma maior pressão do turbo -- 1,4 bar --, gestão eletrônica, comando de válvulas, junta e cabeçote dos cilindros e nos sistemas de admissão e escape. As performances são explosivas, os índices de consumo elevados e a sonoridade é uma delícia.

O câmbio manual de seis marchas é preciso e agradável de manusear. A direção, que combina o sistema hidráulico ao elétrico, tem um acerto mais eficaz, o que permite inserir muito bem o veículo em uma curva. Os pneus medida 235/35 em rodas aro 19 asseguram a tração.

Além das bitolas 4 cm mais largas do que os demais Focus, o RS deve grande parte de sua performance aos potentes freios, com discos ventilados de 336 mm na frente e discos rígidos de 302 mm de diâmetro na traseira, além da suspensão dianteira inovadora. Desenvolvida no centro de pesquisas da Ford em Aachen, na Alemanha, ela foi batizada como RevoKnuckle e projetada para reduzir as vibrações na coluna de direção em acelerações bruscas, em curvas mais fechadas e na passagem por superfícies irregulares. Em vez de um braço inferior em forma de "L", a suspensão recorre a uma estrutura em forma de "C". O conjunto trabalha junto ao diferencial de deslizamento limitado, instalado no eixo dianteiro. Face aos Focus "normais", o RS dispõe, ainda, de molas e amortecedores mais rígidos e uma barra estabilizadora de maior diâmetro.

O esportivo é o modelo de produção mais rápido na história da Ford Europa e é produzido apenas na fábrica de Saarlouis, em Saarland, na Alemanha. Com uma produção limitada a 8 mil unidades, o Focus RS merece o título de esportivo de tração dianteira mais eficaz da atualidade.


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http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/04/19/ult634u3458.jhtm


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MensagemAssunto: Re: 305 CVs num Hatch Médio   305 CVs num Hatch Médio I_icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 11:18 am


Poutz. Quero um. Maquinaça! Shocked

Desnickadu escreveu:

[...]
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[2]
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MensagemAssunto: Re: 305 CVs num Hatch Médio   305 CVs num Hatch Médio I_icon_minitimeSeg Abr 20, 2009 10:35 pm

Desnickadu escreveu:

[...]
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[3], mas não por causa de carro.
Eu devia ter nascido inglês.
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MensagemAssunto: Re: 305 CVs num Hatch Médio   305 CVs num Hatch Médio I_icon_minitimeTer Abr 21, 2009 11:52 am

Pintura sux.

Bota um pretin nele que fica show. =D
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MensagemAssunto: Re: 305 CVs num Hatch Médio   305 CVs num Hatch Médio I_icon_minitime

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