Illvminati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.”

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” Empty
MensagemAssunto: Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.”   Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” I_icon_minitimeSex Jul 03, 2009 8:02 pm

Bom, sei que a maioria das pessoas nunca ouviu falar em Pina Bausch ou pôde ver algum de seus espetáculos... Mas vamos lá...
Pina foi uma das figuras mais importantes da Arte Contemporânea, quebrou os parâmetros no Ocidente ao romper os limites entre a Dança e o Teatro (digo no Ocidente, porque no Oriente não há separação entre dança e teatro, assim como entre ator e bailarino).
Atriz-bailarina, coreógrafa e diretora por muitos anos de seu Tanztheater Wuppertal, na Alemanha, Bausch é figura imperativa quando voltamos nossos olhos para as revoluções artísticas do século XX.
Embora seja conhecida e merecidamente reconhecida no meio artístico, seu nome permanece desconhecido entre o grande público, o qual foi acostumado a consumir e a 'digerir' apenas a conhecida 'arte como entretenimento'.
A artista e seu grupo já se apresentaram diversas vezes no Brasil e, em setembro do presente ano, viria com dois dos espetáculos mais marcantes de sua carreira, "Cafe Müller" e "A Sagração da Primavera".
As apresentações continuam marcadas, mas para o público brasileiro não será possível ver Pina Bausch em cena em "Cafe Müller", pois infelizmente a artista faleceu vítima de um câncer fulminante aos 68 anos de idade na última terça-feira (30/06/2009).
Mas ficam as indicações para quem se interessar em conhecer a grande artista alemã...

1. Artigo de Ciane Fernandes sobre o trabalho e pesquisa de Pina...
http://www.unirio.br/opercevejoonline/7/artigos/4/artigo4.htm

2. Trechos do espetáculo "Cafe Müller"...


"[...] Neste lúgubre café há um inesquecível “encontro” entre o bailarino eleito de Bausch, Dominique Mercy, e uma mulher: ela sobe para o colo de Mercy, abraça-o, ele aparentemente nada faz (apesar de ser “ensinado” por um terceiro) e ela cai ao chão – tudo se repete infinitas vezes. Pode não parecer, mas Mercy é o paradigma ou símbolo do amor, nesta situação aflitiva. Porque o amor não é um contrato fechado, completo e pelo menos desde S. Paulo sabemos que só o ser incompleto pode amar. Mercy, assim, nunca se “completa” com a mulher que se lança infindas vezes aos seus braços – por isso, o infinito pode repetir-se até ao infinito. É este o retrato da infinitude e da imperfeição do amor."
Matéria completa:
http://5dias.net/2009/07/01/pina-bausch-1940-2009-o-metodo-e-o-amor/

3. Trecho do espetáculo "A Sagração da Primavera" (Le Sacre Du Printemps)...


4. A Coffee with Pina


5. Gerald Thomas sobre Pina
http://misteriosgozosos.blogspot.com/2009/07/gerald-thoms-morre-pina-bausch-esta-que.html

6. Almodóvar chora e Felini a recebe no céu...
http://minasdeouro.glamurama.uol.com.br/2009/07/02/almodovar-chora-e-fellini-a-recebe-no-ceu/

E ainda, Pina Bausch pode ser vista no filme de Federico Felini, "E la nave va", e, no que para mim é o segundo melhor filme de Pedro Almódovar (o primeiro seria "Tudo Sobre Minha Mãe"...), "Fale com Ela", onde "Cafe Müller" abre o filme e "Mazurca Fogo" o fecha...

Enfim, posto sobre Pina aqui porque acredito que mais e mais pessoas, mesmo que não venham a se relacionar com sua obra, precisam conhecer, saber quem foi uma das artistas mais importantes da contemporaneidade... ^^

Ps.: Malinhas já estavam prontas para assisti-la em São Paulo em setembro... =(


Última edição por Ulla em Qui Jul 16, 2009 3:57 pm, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
SuperPeter
Clan Illvminati
Clan Illvminati
SuperPeter


Masculino Mensagens : 218
Idade : 44
Localização : Algum lugar - SP
Humor : Diga-me você!
Data de inscrição : 04/12/2008

Ficha do Char
Nome: SuperPeter
Classe: Mecânico
Nivel: 100

Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” Empty
MensagemAssunto: Re: Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.”   Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” I_icon_minitimeSex Jul 03, 2009 10:01 pm

Tudo isso é novidade pra mim Ulla.

Estou vendo, gostei.



lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Ulos
Player 2x
Player 2x
Ulos


Masculino Mensagens : 333
Idade : 30
Localização : Batatais/SP
Humor : Neutro
Data de inscrição : 28/12/2008

Ficha do Char
Nome: KnightUlos
Classe: Legendary Knight
Nivel: 123

Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” Empty
MensagemAssunto: Re: Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.”   Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” I_icon_minitimeSáb Jul 04, 2009 1:02 pm


Já tinha ouvido falar. Na TV se não me engano.


E... veio uma reportagem sobre ela, quarta-feira, no jornal.
Ir para o topo Ir para baixo
http://cristgaming.com/pirate.swf
Convidad
Convidado




Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” Empty
MensagemAssunto: Re: Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.”   Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” I_icon_minitimeDom Jul 05, 2009 2:41 am

@Peter
Que bom, fico feliz, imensamente feliz... Pina é linda, demais, a pesquisa dela quebra as regras fundamentais da dança clássica, imagina uma mulher que escolhe bailarinos, independente de físico, primando pela técnica como suporte e, principalmente, trabalhando com a história pessoal de cada um em suas peças... Era linda demais!!!! Naquele vídeo (Coffee with Pina), Lee Yanor mostra por alguns momentos apenas as mãos de Pina, suas mãos dançando... :] Demais...

@Ulos
Sim, essa semana saiu em vários jornais, inclusive na tv... Na verdade, foi um tremendo choque pra classe artística e pra muitos que conheciam seu trabalho... Uma perda irreparável.
Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
Reboco
Liderança Illvminati
Liderança Illvminati
Reboco


Masculino Mensagens : 416
Idade : 40
Data de inscrição : 27/10/2008

Ficha do Char
Nome: Reboco
Classe: Mago
Nivel: 100

Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” Empty
MensagemAssunto: Re: Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.”   Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” I_icon_minitimeSeg Jul 06, 2009 12:05 pm

Tem uma matéria sobre ela na Veja desta semana.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” Empty
MensagemAssunto: Re: Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.”   Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.” I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pina Bausch... “Não me interesso em como as pessoas se movem, mas o que as movem.”
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Illvminati :: Geral :: Imagens e Videos-
Ir para: