Illvminati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Samsung Omnia SGH-I900

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
FiTo
Player 1x
Player 1x
FiTo


Masculino Mensagens : 127
Localização : Recife-PE
Data de inscrição : 06/11/2008

Ficha do Char
Nome:
Classe:
Nivel:

Samsung Omnia SGH-I900 Empty
MensagemAssunto: Samsung Omnia SGH-I900   Samsung Omnia SGH-I900 I_icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:19 am

Samsung Omnia SGH-I900 ZZ56A64F29


Apesar da área tecnológica fazer parte do meu dia-a-dia profissional, é um facto que há algum tempo não escrevo sobre este tema. Para quebrar este meu jejum tecnológico no obvious, deixo-vos as minhas impressões sobre o novo smartphone da Samsung. Creio que já todos leram ad nauseam sobre o iphone e o seu revolucionário interface, vejamos agora quais são os argumentos dos restantes fabricantes.

O Samsung i900 omnia foi recentemente lançado naquilo que se designa o segmento dos smartphones ou, por outras palavras, aquele dispositivo que praticamente nos permite fazer quase tudo. Desde a leitura de email e navegação com um browser web muito similar ao que temos no computador, até à possibilidade de editar um documento de word ou excel, quase tudo é permitido nestes dispositivos muito virados para o mercado empresarial.

Este segmento, desde o lançamento do iphone da apple, tem vindo a sofrer inúmeras transformações onde os fabricantes se esforçam por apresentar uma série de soluções muito inovadoras na demanda pelo dispositivo de funcionalidade e usabilidade perfeita. Como disse acima, recentemente tive oportunidade de experimentar este telefone e gostaria de vos deixar algumas impressões.

Samsung Omnia SGH-I900 ZZ35BF8622


Design
Em termos de design, o i900 possui uma superfície muito brilhante, com um display generoso WQVGA de 3.2 polegadas (240x400), sendo muito agradável e adequado ao tamanho da mão. O peso e as dimensões permitem uma boa manipulação do dispositivo. De design muito simplista, como de resto me agrada pessoalmente, apresenta somente dois botões na parte frontal destinados a atender e desligar chamadas, juntamente com o controle do rato (dependendo das pessoas, há quem adore ou deteste; eu pessoalmente não fiquei muito fã, apesar de se mostrar bastante eficiente na maioria das situações).

Algo que na minha opinião não tem cabimento, é o facto do telefone não possuir um local para colocar o stylus. Esta opção poderá ter sido tomada devido ao facto do fabricante ter implementado uma interface gráfica que pode ser manipulada com o toque manual, dispensando assim o stylus. No entanto, com a utilização continuada, este veio a ser necessário várias vezes, provando que é ainda uma necessidade da interface.

Samsung Omnia SGH-I900 ZZ51F18F36Samsung Omnia SGH-I900 ZZ685DBE90


GUI
Apesar do sistema operativo Windows Mobile ser uma opção para diversos fabricantes, houve um esforço significativo para fornecer uma camada adicional de software designada TouchWiz, cujo objectivo é permitir ao utilizador a manipulação do aparelho utilizando somente a mão - um pouco similar ao conceito introduzido pelo iphone. Esta abordagem, no entanto, poderia ter sido levada um pouco mais longe, uma vez que quando exploramos em detalhe as diversas aplicações (em algumas situações), deparamo-nos com o GUI normal do windows mobile, sendo necessário um stylus para melhor interagir com todas as opções do sistema operativo da Microsoft.

Samsung Omnia SGH-I900 ZZ34C3C1B3Samsung Omnia SGH-I900 ZZ0F8EADADSamsung Omnia SGH-I900 ZZ6EAFA905


Conectividade
Do ponto de vista da conectividade o omnia é impressionante, possuindo todas as opções da moda. WiFi, Bluetooth, USB, IR e HSDPA com 3.5G (7.2 Mbps), permitindo que a conectividade através do operador seja tão rápida quanto as vulgares placas de acesso à Internet. Todas as opções de configuração são facilmente acessíveis e muito simples de colocar a funcionar. Uma nota de cautela para o HSDPA relativamente ao consumo de bateria, dado que a utilização prolongada reduz substancialmente a autonomia do dispositivo. Globalmente gostei muito do omnia neste capítulo, quer para utilização autónoma, quer como modem para acesso do computador pessoal à Internet.

Samsung Omnia SGH-I900 ZZ2AE35FA8Samsung Omnia SGH-I900 ZZ7B43E856Samsung Omnia SGH-I900 ZZ4AA7ACD1


Escrita
A inserção de texto é feita utilizando o touchscreen, onde nos é apresentada a representação de um teclado QWERTY que funciona razoavelmente bem. Carece, no entanto, de alguma habituação, uma vez que é necessário colocar alguma pressão no ecrã para que a tecla responda, retirando assim alguma fluidez à escrita mais rápida. O reconhecimento de letra e o transcribe - outras opções de escrita - estão também presentes mas, confesso que não me convenceram.

Há aqui algum espaço para melhorar, dado que o utilizador ao escrever, nunca consegue ver se pressionou a tecla correcta até olhar para o texto. A abordagem da Apple, neste sentido, foi muito conveniente, fazendo uma espécie de zoom no momento em que é aplicada pressão na zona da tecla. Desta forma, o utilizador poupa preciosos milisegundos no processo de confirmação, não havendo necessidade de levantar o olhar em direcção ao texto. O resultado é uma escrita muito fluída.

Web
O omnia vem com o browser Opera 9.5 (e uma versão do internet explorer) que permite visualizar relativamente bem a maior parte dos sites. Curiosamente, este blog aparece todo desformatado, o que já me obrigou a pensar numa versão mobile do site. Não há muito a dizer sobre este tema, pois o opera cumpre bem a sua função neste capítulo.

GPS
O GPS vem com a opção assisted, que nos permite recorrer a uma ligação a web e, desta forma, localizar rapidamente os satélites de navegação. Em grande parte das situações que testei, consegui localizar satélites em menos de 20 segundos, mesmo em locais difíceis entre prédios. Comparativamente à versão fornecida nos primeiros firmwares da Nokia, foi uma agradável surpresa. 5 estrelas neste capítulo.

O software de mapas instalado é o Google maps, muito bem integrado com o hardware. O GUI da aplicação é simples e eficiente, cumprindo muito bem o objectivo. A utilização em andamento também se mostrou muito precisa, apesar de não haver opções de navegação em estrada. Imagino que a instalação de outro tipo de software, como por exemplo o tomtom for windows mobile, possa melhorar a experiência para as pessoas que queiram e valorizem essa funcionalidade.

Radio FM
Por incrível que pareça, o omnia (também) possui uma rádio FM com RDS. Interface simples, fantástica captação. É necessário que os auriculares sejam colocados no aparelho, pois estes funcionam de antena de captação.

Máquina fotográfica e vídeo
É neste capítulo que o omnia deixa toda a concorrência para trás - iphone incluído, obviamente. A câmara de 5 Megapixeis possui uma qualidade fora do normal para um telefone. Equipada com auto-focus, estabilizador de imagem digital, face recognition e geotagging, deixa muitas máquinas fotográficas envergonhadas. A interface do software é também muito boa - das melhores que vi - permitindo que o utilizador altere diversas opções de uma forma simples e eficiente como seria de esperar de qualquer máquina fotográfica. A aquisição de vídeo pode ser feita em dois modos, VGA video (640x480) a 15 fps ou QVGA (320x240) a 30fps.

Outras opções
Para além de tudo aquilo que já se falou, esta aposta da Samsung possui também um acelerómetro que permite detectar o posicionamento físico do telefone. O funcionamento deste é dos mais precisos e exactos que já vi, permitindo que o rodar do ecrã seja muito fluído e sem falhas de detecção.

Para os mais aficionados de séries e filmes, é possível visualizar qualquer ficheiro em formato MPEG4 (DivX) sem conversões adicionais. A visualização é também muito fluída com as limitações óbvias do tamanho do ecrã. Adicionalmente, como seria de esperar, há a possibilidade de ouvir música através de um player de mp3, também com uma interface simples e funcional.

Samsung Omnia SGH-I900 ZZ6FD0F0E3Samsung Omnia SGH-I900 ZZ1C767CFD


Impressões finais
Sou um utilizador de mac, creio que é justo dizê-lo. No entanto, apesar de estar habituado a telefones mais tradicionais e ao ambiente simplista do mac, fiquei surpreendido pela positiva. É claramente uma aposta de mercado para o segmento profissional e, nesse sentido, o valor que se obtém com tantas funcionalidades de hardware e sistema operativo é inegável. O rol de aplicações para windows mobile é extenso e permite encontrar soluções para quase todas as necessidades. A suite do Microsoft Office Mobile e Microsoft Office Outlook Mobile, fornecidas de base, são adequadas para a leitura de email e visualização/alteração de documentos que nos chegam no dia-a-dia.

Os pontos fortes: O omnia i900 é um dispositivo bem concebido, com um design muito agradável e adequado à utilização que se pretende. Recheado de funcionalidades de hardware, as que mais destacaria para o meu perfil de utilizador seriam, a diversidade possível de conectividade (com enfoque especial no HSDPA de 7.2 Mbps), GPS e máquina fotográfica acima da média.

A melhorar: A unificação de todo o GUI, input de texto. Nota-se que existem claramente dois mundos distintos: Windows Mobile vs desenvolvimentos gráficos da Samsung. Para o utilizador final, seria de esperar uma melhor unificação. Se estamos a caminhar no sentido da utilização de interfaces orientados à interacção manual, os conceitos de base tem forçosamente que ser repensados de raiz, caso contrário cai-se numa série de incoerências de usabilidade à medida que vamos explorando as preferências do dispositivo, bem como as próprias aplicações.

Samsung Omnia SGH-I900 ZZ32FE89A7



Samsung i900 omnia - especificações técnicas

2G Network GSM 850 / 900 / 1800 / 1900
3G Network HSDPA 850 / 1900 / 2100
112 x 56.9 x 12.5 mm
127 g
TFT touchscreen, 65K colors
240 x 400 pixels, 3.2 inches
Accelerometer sensor for auto-rotate
Handwriting recognition
Polyphonic, MP3
Vibration
Memory Phonebook Practically unlimited entries and fields, Photocall
Call records Practically unlimited
Card slot microSD (TransFlash), up to 16GB
128 MB RAM, 256 MB ROM
624MHz Marvell PXA312 processor
8 GB internal memory
Data GPRS Class 10 (4+1/3+2 slots), 32 - 48 kbps
EDGE Class 10, 236.8 kbps
3G HSDPA, 7.2 Mbps
WLAN Wi-Fi 802.11b/g
Bluetooth, v2.0 with A2DP
Infrared port
USB v2.0
OS Microsoft Window Mobile 6.1 Professional
Messaging SMS, EMS, MMS, Email, Instant Messaging
Browser WAP 2.0/xHTML, HTML, RSS feeds
Games Yes + Java downloadable
Colors Silver
Camera 5 MP, 2592х1944 pixels, autofocus, image stabiliser, video, flash; secondary videocall camera
Built-in GPS receiver
Java MIDP 2.0
FM Radio with RDS
MSOffice document viewer
MP3/AAC/AAC+/WMA/OGG/AMR player
DivX/XviD/WMV/MP4 player
TV Out
Voice memo
Built-in handsfree
Battery Standard battery, Li-Ion 1440 mAh

Fonte: Obvious

DivX: um motivo para ter o Samsung Omnia



Esqueça a interface um tanto confusa, o uso de dedos e canetinhas para poder navegar no aparelho e algumas configurações que simplesmente não configuram (leia-se entender sozinho em qual operadora está e ajustar as configurações para navegação na rede em 3G): há um grande motivo para ter um Samsung Omnia - ele reproduz arquivos DivX sem nenhum problema, engasgo, soluço ou falta de sincronia entre som e imagem (e sem precisar converter para uma versão mobile usando o DivX Converter) - a regra valeu para arquivos AVI, DivX e XviD de tamanhos distintos (180 MB, 350 MB e até 700 MB).

Fonte: Zumo Blog


Review de Samsung Omnia: SeidiMobile.com.br









Showroom no site oficial de Samsung.

Eu tenho interesse por Samsung Omnia, estou pensando em comprar no janeiro ou fevereiro de 2009. O que vocês acham? Vou comprar um pré-pago que custa 1.6 mil se for Vivo, mas eu quero usar um chip de TIM, esta operadora ainda não colocou na loja, mas espero que começará a ser vendida nos primeiros meses de 2009.
Ir para o topo Ir para baixo
Spirit
Player 2x
Player 2x
Spirit


Masculino Mensagens : 355
Localização : Juiz de Fora-MG
Humor : Sarcástigo, irônico, e etc...
Data de inscrição : 24/10/2008

Ficha do Char
Nome:
Classe:
Nivel:

Samsung Omnia SGH-I900 Empty
MensagemAssunto: Re: Samsung Omnia SGH-I900   Samsung Omnia SGH-I900 I_icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 12:26 pm

Eu gostei, se tivesse grana comprava.

Só não gostei muito do design, sei lá, acho que o iPhone é mais bonitim. =D
Ir para o topo Ir para baixo
http://forum.priston.com.br/member.php?action=profile&uid=15874
cavaleirocinza
Noobinha
Noobinha
cavaleirocinza


Masculino Mensagens : 36
Localização : Birigui - SP
Data de inscrição : 27/12/2008

Ficha do Char
Nome:
Classe:
Nivel:

Samsung Omnia SGH-I900 Empty
MensagemAssunto: Re: Samsung Omnia SGH-I900   Samsung Omnia SGH-I900 I_icon_minitimeDom Dez 28, 2008 11:44 am

Spirit escreveu:

Só não gostei muito do design, sei lá, acho que o iPhone é mais bonitim. =D

iPhone eh meio tijolãum!

meu amigo compro um.

prefiro esse ai!

Razz
Ir para o topo Ir para baixo
https://forum-illvminati.forumeiros.com/forum.htm
Conteúdo patrocinado





Samsung Omnia SGH-I900 Empty
MensagemAssunto: Re: Samsung Omnia SGH-I900   Samsung Omnia SGH-I900 I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Samsung Omnia SGH-I900
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Problemas com configuração de monitor Samsung T190

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Illvminati :: Geral :: Tecnologia & Informática-
Ir para: