Illvminati
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Reboco
Liderança Illvminati
Liderança Illvminati
Reboco


Masculino Mensagens : 416
Idade : 40
Data de inscrição : 27/10/2008

Ficha do Char
Nome: Reboco
Classe: Mago
Nivel: 100

MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives Empty
MensagemAssunto: MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives   MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives I_icon_minitimeSeg Abr 27, 2009 1:14 am

MINI-TUTORIAL: COMO LIDAR COM VÍRUS EM PEN-DRIVES

Semana passada eu peguei um vírus no meu pendrive ao usá-lo para transferir uma apresentação Power Point do meu computador de mesa da faculdade (apenas eu uso) para um laptop (uso geral).

Andei pesquisando sobre virus em pendrives e reparei que é algo bem comum e que as infecções acontecem mesmo que não cliquemos em absolutamente nada! É algo automático e vinculado ao procedimento de "autorun" (o mesmo dos CDs e DVDs).

Por isso, estou postando para vocês algumas soluções possíveis para evitar que nossos pendrives sejam infectados ou que, pior, nossos computadores venham a ser infectados por nossos próprios pendrives ou pendrives de terceiros.

Parte do texto abaixo foi returado do site Linha Defensiva (www.linhadefensiva.org) e parte foi redigido por mim, após pesquisas pela internet.

Eu, pessoalmente, optei por utilizar as duas últimas sugestões (um antivirus pequenininho instalado diretamente no pendrive e um antivirus de verificação de pendrives instalado no meu computador).

Convém lembrar que softwares anti-virus convencionais podem (e devem) também ser utilizados para verificações nos dispositivos removíveis USB.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Os pendrives e MP3 Players estão se popularizando, devido a queda nos preços e aumento nas capacidades de armazenamento. E junto com eles, vírus de unidades removíveis também estão se tornando comuns.

Tais vírus têm a capacidade de se espalhar de computador para computador através de um pendrive infectado. Para isso o vírus usa de um recurso comum ao Windows: a autoexecução. Quando uma unidade removível é adicionada ao Windows, automaticamente ela será aberta. É nesse momento que o virus se instala: dentro do pendrive é inserido um arquivo autorun.inf, que será o responsável por executar o vírus.

Alguns sintomas comuns de pendrivers e unidades infectados:

- A Unidade fica inacessível
- Erros de Autorun são comuns na tela
- A opção de ver arquivos Ocultos fica desabilitada e/ou nunca fica ativada
- Incapacidade de apagar/mover arquivos do pendrive

Para lhe ajudar a remover essas infecções mais comuns, vamos recomendar algumas ferramentas e procedimentos que podem ser tomados para resolver ou prevenir o problema.

1. PenClean

O PenClean é uma ferramenta brasileira desenvolvida por Renato Mejias. Limpa e remove do pendrive e do computador as infecções mais comuns. Veja a lista das infecções removidas.

- Baixe o PenClean e salve no seu desktop.
- Execute o programa.
- Conecte o seu pendrive ao computador.
- Selecione a opção Verificar o computador e clique no botão Verificar.
<<Aguarde alguns instantes, o exame é bem rápido>>
- Será informado se algo foi encontrado, se for encontrado será pedido para reiniciar, clique em Sim. O computador será reiniciado.
- Um relatório sobre a execução será gerado e salvo em C:\PenClean\PenClean.txt
- Faça o mesmo procedimento para limpar outras unidades que possam estar infectadas

2. Flash Disinfector

Faça o download do Flash_Disinfector.exe e salve no seu desktop (Ambiente de Trabalho):

- Primeiramente conecte seu pendrive infectado ao computador
- Duplo clique em Flash_Disinfector.exe.
- Ao aparecer uma mensagem na tela, confirme no OK
- Aguarde, o desktop irá sumir por alguns segundos.
- Quando a execução concluir, irá aparecer na tela a mensagem "Done"
- Reinicie o seu computador.

Obs. Após a execução do Flash Disinfector, será criado em seu pendrive ou unidade removível uma pasta chamada C:\autorun.inf. O motivo de tal criação é proteger seu pendrive contra futuras infecções.

3. USB Vaccine

Para isso baixe a ferramenta USBVacine, que irá desativar o “autorun” do Windows.

http://www.download.com/Panda-USB-Vaccine/...4-10909938.html

MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives Usbvaccine

4. Ninja Pendisk!

O Ninja Pendisk! é um pequeno antivírus destinado a proteger sua máquina de infecções de vírus de pendrives. Sem a necessidade de instalação e com somente um arquivo, o Ninja Pendisk! é executado na bandeja do sistema. Quando você conecta qualquer tipo de dispositivo USB de armazenamento, o programa varre-o automaticamente em busca de ameaças, como arquivos auto-executáveis, que geralmente são abertos pelos comandos contidos no arquivo “autorun.inf”. Sua utilização é simples.

Após baixar o Ninja Pendisk!, será inserido um ícone na bandeja do sistema. Qualquer funcionalidade poderá ser acessada através desse ícone. Clicando nele com o botão direito do mouse e depois em “Add to Startup” você fará com que o Ninja Pendisk! seja iniciado junto com a inicialização do Windows. Desmarque a opção “Automatic Clean” se não desejar que o antivírus seja executado sempre que você inserir um pendrive. A última opção, “Disable autoplay” desligará a execução automática de arquivos quando você conectar o dispositivo ao computador.

MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives Immunizated-kerodicas-com-thumb

4. 1-2-3 Spyware Free Portable

Anti-Virus para ser instalado diretamente no Pen Drive (http://www.smartpctools.com/). Instalado no PenDrive, ele tem a função de verificar por pragas no próprio pendrive ou ainda em um eventual computador no qual se utilize o pendrive mas que não se tenha confiança quanto à ausência de virus.

MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives Spfree1
Ir para o topo Ir para baixo
GAAS
Player 3x
Player 3x
GAAS


Masculino Mensagens : 463
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Humor : Variável
Data de inscrição : 30/10/2008

Ficha do Char
Nome:
Classe:
Nivel:

MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives Empty
MensagemAssunto: Re: MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives   MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives I_icon_minitimeDom maio 03, 2009 12:51 pm

Legal, adicionei nos meus "tópicos supervisionados". Bem útil.
Ir para o topo Ir para baixo
 
MINI-TUTORIAL: Como lidar com vírus em pen-drives
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Illvminati :: Geral :: Tecnologia & Informática-
Ir para: